Em uma conversa rápida do professor de canto com a minha sala, ele nos explicou algo interessante, que eu pelo menos nunca havia parado para pensar. O quanto a Africa é excluída por todos, mas principalmente como dependemos tanto dela se tratando da musica. Vocês vão entender o porque logo após a explicação.
Primeiro, os escravos vieram de lá para a América do Norte, depois a América Central e por último América do Sul, e se repararmos bem os sons como rap, hip hop, jazz, blues, samba, lambada e mais vários outros, só surgiram após a vinda destes para o nosso continente. Já a música dos ocidentais e inclusive européia ficou estagnada, sem 'avanço' algum, afinal eles não tiveram essa miscigenação e esse nível de escravidão tão alto quanto o nosso.
A origem do samba se deu através dos escravos, que ao se reunir cantavam, porém os senhores de escravos não gostavam disso, então proibiram eles de cantar. Mas os escravos logo passaram a usar o batuque como um meio de comunicação. Tempos depois eles conseguiram espaço para cantar em casas de pai de santo, algo do gênero na época, locais que nem a policia nem os donos deles entrariam devido ao medo...dai surge o samba.
Achei fascinante descobrir isto, nunca tinha parado para pensar, resolvi anotar aqui para não esquecer e achei tão curioso que quis passar para vocês. Espero que gostem da curiosidade! Beijo grande, boa noite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário